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O que é Terceiro Setor?

O Terceiro Setor é composto por associações e fundações que geram bens e serviços públicos, mas sem fins lucrativos, que suprem demandas da sociedade que muitas vezes o Estado não consegue gerir. O Terceiro Setor não é substituto da função do Estado, mas uma complementação e um auxílio na resolução de problemas presentes na sociedade. É uma alternativa eficiente e democrática e toda essa parceria com a sociedade permite a ampliação e mobilização de recursos, para iniciativas de interesse público.

O que significa ser um Investidor Social?

Ser um investidor social é realizar o repasse voluntário de recursos de forma planejada, participativa e recorrente para diversos projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Nesta prática, estão incluídas empresas, fundações e institutos de origem empresarial, grupos informais ou indivíduos.

O  investimento social se diferencia de ações isoladas e de natureza assistencialista, na medida em que há:

  • preocupação com planejamento, execução e sustentabilidade dos projetos;
  • possibilidade de colaboração na estratégia voltada para resultados de impacto e transformação social;
  • comunicação e mobilização em rede (envolvimento da empresa, colaboradores, familiares, amigos).

O que significa o financiamento coletivo (crowdfunding)?

No Instituto Intersector, o financiamento coletivo, traduzido do inglês “crowdfunding”, é uma ferramenta para captação de recursos e comunicação de causas, na qual organizações do Terceiro Setor conquistam investidores sociais. São várias pessoas e empresas que, por meio da internet, conhecem e decidem investir com recurso próprio em um ou mais projetos sociais.  Uma alternativa às estratégias de captação de recursos que traz agilidade, transparência, engajamento e participação cidadã.

Por que crowdfunding?

Crowdfunding é uma maneira de estimular e facilitar que pessoas e empresas possam se tornar investidores em projetos de impacto social incríveis que precisam de recursos para sua manutenção e ampliação. Com a internet e as ferramentas de crowdfunding, estes projetos que não saíam do papel por falta de patrocínio ou até por conta da burocracia para conseguir um empréstimo bancário e/ou financiamento através das leis de incentivo, agora ganham  força e tornam esses sonhos possíveis.

Como funciona o crowdfunding do Instituto Intersector?

Existem duas maneiras de você participar. Uma como investidor social (pessoa jurídica ou pessoa física), apoiando uma ou mais campanhas e a outra como proponente de um projeto caracterizado como projeto de impacto de uma organização social.

Cada projeto publicado em nosso portal passou pela revisão de uma equipe altamente especializada. Houve o processo de validação das informações, conhecimento das organização (em alguns casos, foram realizadas visitas in loco) e, por fim, autorização do projeto para financiamento.

Este é um cuidado que não tem objetivo de burocratizar a publicação de projetos a serem financiados. Acreditamos e trabalhamos para o fortalecimento do Terceiro Setor e do Investimento Social, para isso, é fundamental propiciarmos as informações corretas e gerar não apenas capital financeiro, mas intelectual e social. É uma forma de fazer as coisas como devem ser feitas: ajudar organizações e seus projetos a darem certo e, ao mesmo tempo, ajudar investidores sociais a encontrarem as informações que precisam para tomada de decisão.

Quais os tipos de campanhas podem ser lançadas?

  • Instituições certificadas como uma Organização Social privada de interesse público sem fins lucrativos (OS) ou Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) com objetivo de criação ou fortalecimento de projetos de apoio a sua sustentabilidade financeira e aumento do impacto social.

Quando crio uma campanha ela é automaticamente lançada?

Não. Ela fica salva como rascunho para que nossa equipe possa ajudá-lo nos detalhes que são importantes para o sucesso de sua campanha. Além disso, também verificamos as informações institucionais e documentações. Este passo precisa ser realizado antes da criação da campanha pelo menu Cadastre-se.

O que motiva as pessoas a contribuírem em uma campanha?

Cada investidor social tem uma razão para contribuir. Parte do princípio de que ele reconhece que é uma forma de exercer sua cidadania. Muitas vezes, ele já conhece o trabalho da organização ou mesmo é um defensor de determinadas causas sociais. No portal do Instituto Intersector, empresas também podem se tornar investidores  e incentivar funcionários a colaborarem, fortalecendo suas ações de responsabilidade social.

Quero lançar uma campanha. O que mais preciso saber sobre as campanhas?

A campanha Moderada é definida por período de 1 a 60 dias em que o usuário elaborador estabelece um valor mínimo para arrecadação e as recompensas ao investidor e, caso não seja atingido ao seu término, aproveitará dos valores que foram reunidos para sua campanha. Indicada para novos projetos da organização, com certa urgência de viabilização.

As campanhas de “Investimentos Recorrentes” possuem prazos indeterminados, sem a obrigação de entrega de recompensas aos doadores. Indicada para projetos de manutenção e quando a organização já possui rede de investidores consolidada.

Quanto custa para participar?

O Instituto Intersector criou a plataforma de financiamento coletivo para facilitar o investimento social. Para criar uma conta ou até lançar uma campanha conosco o usuário não paga nada por isso. Para cada campanha lançada  e bem-sucedida, ou seja, com a meta alcançada, temos uma taxa administrativa de apenas 10%, incluindo as taxas do arranjador de pagamento (PagSeguro). Se você arrecadar além da meta, a taxa administrativa continua sendo de 10%.

Para as Campanhas Moderadas que não alcançam seu objetivo, a taxa administrativa é de 12% do valor arrecadado.

Para as Campanhas de Investimento Recorrente, a mesma taxa de 12% se aplica.

O que acontece depois que o prazo do projeto termina?

Quando o prazo para investimento acabar, os valores arrecadados serão repassados para o criador da campanha/Organização Social, que deverá contatar todos os contribuidores para envio das recompensas, quando for o caso.

O Instituto Intersector envia e-mails aos investidores sociais sobre as campanhas, mas é importante que o próprio criador da campanha e/ou seu investidor acesse a página para acompanhar atualizações ou esclarecer dúvidas.

Quando/Como será a transferência do valor arrecadado na campanha, para seu criador?

Após o término da campanha, “Moderada” a transferência do valor arrecadado é realizada automaticamente pelo Instituto Intersector em até 10 dias após o recebimento dos valores pelo PagSeguro. O PagSeguro realiza o repasse dos valores em até 30 dias após o término da campanha, tempo para processar todas as contribuições. Quando o valor é repassado, já são descontadas as taxas da plataforma. Planeje sua campanha e recompensas levando esse tempo de processamento administrativo em consideração.

Para os Investimentos Recorrentes, não é preciso esperar o término de uma campanha. A cada Investimento, a transferência do valor arrecadado é realizada automaticamente pelo Instituto Intersector em até 10 dias após o recebimento dos valores pelo PagSeguro. O PagSeguro realiza o repasse dos valores em até 30 dias após o término da campanha, tempo para processar todas as contribuições.

Lembramos sempre, que sua conta PagSeguro deverá ser verificada e adequada para receber os fundos arrecadados. Saiba como configurar sua conta PagSeguro.

É necessário ter uma conta PagSeguro para lançar uma campanha?

Sim. Pedimos essa informação no momento em que você estiver configurando sua campanha. Recomendamos que as configurações de sua conta Pagseguro devem estar completas até o final da campanha para que a transferência do valor arrecado, com desconto das taxas, possa ser repassado sem atrasos.

Para sua maior segurança, uma vez definida a sua conta para transferência do valor arrecadado pelo Portal Intersector, não permitimos a mudança ou edição da mesma.

Sobre os direitos autorais

O criador das campanhas detém os direitos autorais de suas próprias campanhas, sem qualquer participação dos investidores sociais ou do Instituto Intersector, de acordo com a proteção do sistema jurídico brasileiro, da lei de direitos autorais (9.610/98, lei de propriedade industrial).

Como contribuir em uma campanha?

É muito fácil! Na página da campanha de sua escolha, basta clicar em “Investir”, ou clicar diretamente no box de recompensa de sua preferência. O valor mínimo para sua doação é de R$ 10,00 e um valor máximo de R$ 48.425,00, por cada doação. Valores esses dentro do limite máximo para isenção de impostos (imposto de renda calculado pela tabela de pessoa física – podendo ser até 27,5%). Ver mais informações sobre a regra, no site da receita federal:http://www.receita.fazenda.gov.br/.

Onde posso ver a listagem das campanhas que estou investindo?

Quando estiver logado em seu perfil de Investidor Social, você verá o campo “Minha Cesta de Investimentos”, onde constam os projetos e valores investidos.

Quando irei receber minhas recompensas?

Os criadores das campanhas são inteiramente responsáveis pelas entregas das recompensas e entrarão em contato com você para combinar a entrega das recompensas. Você também pode entrar em contato diretamente com eles pelo nosso site!

Quais são as formas de pagamento?

Os pagamentos são realizados com cartão de crédito, débito e boleto pelo sistema do PagSeguro. Você ainda poderá parcelar sua contribuição em até x vezes (para valores acima de 50 reais)!

Minha contribuição pode ser abatida do Imposto de Renda?

Em alguns casos sim. Deve-se atentar para o que as leis caracterizam como possíveis abatimentos e,  salvo melhor juízo, é obrigação do contribuidor conhecer essa legislação, e não do criador da campanha ou do Instituto Intersector, pois a natureza da declaração desses impostos é por homologação (o próprio interessado que realiza).

Sobre a segurança nos pagamentos

Temos implementado em nosso site o sistema SSL de segurança de rede, presente em todas as páginas onde existe envio de dados. Utilizamos o OrganizationSSL que é um Certificado Digital de Validação Completa, dando mais segurança aos nossos clientes. Além disso, utilizamos a plataforma PagSeguro, que possui o certificado de segurançaPCI.

É necessário ter uma conta no PagSeguro para apoiar uma campanha?

Só se você quiser! Não é necessário ter uma conta PagSeguro para apoiar uma campanha, é super simples e rápido! Você não precisa nem ter conta no nosso site. Preenchendo os dados solicitados, você poderá pagar com débito automático, utilizando os principais bancos do país, ou usar as diversas bandeiras de cartão de crédito disponíveis. No crédito, oferecemos a você a opção por pagar parcelado ou não.

Qual a caracterização financeira para as contribuições?

As contribuições feitas através do Portal Instituto Intersector não são empréstimos ou investimentos que requerem retorno financeiro. Elas são classificadas como doação, compra ou permuta (a depender da recompensa oferecida) e as recompensas jamais poderão ser classificadas como retorno financeiro.

Como vou saber se o dono do projeto é realmente quem ele diz que é?

No Instituto Intersector temos uma forma de cadastro e critérios de elegibilidade que contribuem para filtrar campanhas idôneas. Nossa expertise e foco na área social permitem com que tenhamos condições de averiguar as informações cadastradas no nosso Portal. Em alguns casos, nossa equipe realiza visitas in loco e promove momentos de interação presencial.

Todos os projetos publicados no Portal passaram pelo primeiro passo de cadastro institucional da Organização Social proponente. Após este cadastro e sua validação, as campanhas/projetos a serem financiados entram como rascunho para avaliação da qualidade entre proponente e Instituto Intersector.

No entanto, assim como em todas as plataformas mundiais de crowdfunding, o Instituto Intersector não tem a responsabilidade sobre a veracidade das informações das campanhas e seus criadores. A responsabilidade de escolher em quem doar é sempre do investidor social. Nesse sentido, recomendamos a leitura com atenção do perfil institucional da organização ou negócio social, bem como o projeto submetido ao financiamento coletivo.

Se a dúvida persistir, entre em contato com o criador do projeto através de uma mensagem privada e informe seu e-mail para que ele (a) possa retornar para você.

Doe apenas se estiver se sentindo 100% seguro e feliz com a proposta dos criadores da(s) campanha(s).

Fiz uma colaboração e ainda não apareceu nada na plataforma. O que aconteceu?

Não se assuste se seu apoio demorar um pouco para ser efetivado. De acordo com o padrão mundial, pagamentos através de cartões de crédito podem ter um prazo máximo de 48 horas para ser efetivado, enquanto débito em conta poderá levar até 30 minutos. Mas lembrando, esse é o prazo máximo estimado, podendo ser, e geralmente é, muito mais rápido do que isso. Se após esse prazo, seu apoio não tiver sido efetivado na plataforma da campanha, cheque com seu banco se o débito realmente foi processado. Se a resposta for positiva, entre em contato com a gente e reporte o erro. Se a resposta do seu banco for negativa, envie sua doação pelo nosso site mais uma vez, com toda a segurança!

Outras pessoas podem ver onde e como estou investindo?

Caso você autorize, sim. Isso poderá ser alterado no momento da sua contribuição. Você poderá optar para que sua contribuição seja Normal (quando aparecerá seu nome, valor doado e data), Anônima (não mostrará seu nome) e ainda existe a opção de “Esconder valor” (selecionando esta opção, o valor doado não ficará visível para o público). Além disso, cada projeto pertence a uma área social temática. Se você achar interessante, as pessoas poderão ver em quais áreas e projetos você ou sua empresa está investindo – os chamados selos sociais.

Quais informações são repassadas ao dono do projeto?

As informações repassadas para os criadores das campanhas são: seu nome, e-mail, telefone e o endereço definido por você para a entrega de alguma recompensa. Os criadores da campanha não terão acesso ao seu CPF ou CNPJ, e também não terão acesso à informação do seu cartão de crédito.

Receberei Nota Fiscal?

A Nota Fiscal para um contribuidor (seja Pessoa Física ou Jurídica) deverá ser emitida sempre pelo criador da campanha, visto que o Instituto Intersector é o intermediário na transação. Emitimos Nota Fiscal para o criador da Campanha, referente à nossa taxa de serviço. Ela será enviada após o término da campanha.

Quais os impostos incidentes em minha campanha?

Para Pessoa Jurídica, o Instituto Intersector tem a obrigação por lei de reter o IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte, de 1,5%, na emissão da Nota Fiscal, apenas se o valor da NF for maior que R$ 666,66.

Para Pessoa Física, essa regra não se aplica, ficando assim isentos dessa retenção.

Já os impostos incidentes sobre a produção e comercialização dos produtos/serviços que serão desenvolvidos e entregues pelos Criadores de Campanha, indicamos que seja consultado um contador que possua relacionamento. Isso porque vai depender de várias premissas, como: quem é o criador da campanha, PJ ou PF?; qual tipo de produto/serviço oferecido; qual estado está sendo desenvolvido/produzido; entre outros detalhes.

E se eu quiser atuar nas causas que invisto como voluntário?

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